O impresso do Vaticano
O jornalismo da Rádio Cidade entrou no Vaticano, para saber como funciona o sistema de comunicação impresso da Igreja Católica. O jornal LOsservatore Romano é a voz oficiosa, mas não oficial do Vaticano. Isso porque existe uma publicação para divulgar a palavra do papa de maneira oficial. O jornal reflete as ideias do santo padre e comunica nos meios de comunicação no mundo inteiro. O impresso é feito em varias línguas, em português há mais de 40 anos.
O brasileiro Sergio Suchodolak trabalha no Vaticano há cerca de 30 anos, e há 23 no jornal LOsservatore Romano. Ele comenta que o jornal desde sempre foi divulgado no Brasil, mas talvez não de maneira adequada, porque nem todas as pessoas sabem da existência do jornal no país. Nos últimos três anos, é a editora Santuário de São Paulo que se encarrega de distribuir e imprimir o jornal para os assinantes.
Ao todo são mais de 100 jornalistas que trabalham no jornal no Vaticano, mas cada edição tem quatro membros na redação. A administração e gestão de assinaturas é um departamento a parte.
Suchodolak disse que semana passada, na eleição do papa Francisco, a demanda de trabalho foi muito grande. "No momento do conclave há sempre uma espera, no que há de acontecer no dia seguinte, ou no mesmo dia e não temos a liberdade de programar um jornal, isso porque é sujeito à mudança no ultimo momento. E como acontece uma mudança de pontificando obviamente o número de leitores que querem saber detalhes de como se realiza um conclave é maior", finaliza.
Essa é a última matérias do Conexão Vaticano que teve o patrocínio de Brusque Convention & Visitor Bureau, Fine Collection, Cadore Malhas, Iberall Viagens e Turismo, Rio Vivo Ambiental e Master Shopping Atacadista.